(54) 3215.4195

BLOG

A Importância da Avaliação de Empresas (Business Valuation)

24 Janeiro - 2018

Muitos proprietários de empresas conhecem o negócio dentro e fora de sua estrutura. No entanto, eles raramente conhecem um fato crítico – quanto sua empresa realmente vale no mercado aberto. A Avaliação da Empresa ou “Business Valuation” é a melhor maneira de seus donos, sócios ou acionistas obterem subsidios para tomadas de decisões: na escolha de investimentos para uma carteira, na decisão sobre o preço apropriado para pagar ou receber em uma aquisição e fazer um investimento, financiamento e opções de dividendos ao executar um negócio.

Avaliar um negócio é um exercício complexo. É um exercício que leva em consideração vários atributos – propósito da avaliação, data da avaliação, seleção de uma metodologia a aplicar, fluxos de caixa do negócio, circunstâncias econômicas, perspectivas da indústria em que o negócio opera, considerações de propriedade, estrutura de capital do negócio e a experiência do “Business Valuer”. Portanto, os detalhes do exercício e a incerteza ou limitações associadas à avaliação final podem variar de acordo com esses atributos.

Nesta discussão, examinaremos a importância da avaliação da empresa na compra e venda do negócio (total ou parcial), onde comprar ou vender um negócio é uma atividade essencial que qualquer empresa empreenderá como parte de sua agenda de capital e é parte integrante da sua estratégia de crescimento.

Boas decisões de investimento determinam que não se paga nada mais do que o que realmente vale a pena. Ter uma avaliação objetiva do valor da empresa que é objeto do negócio é extremamente importante em uma transação de M&A. O preço negociado final comparado ao valor que pode ter sido avaliado como parte da venda ou de uma aquisição dá uma indicação ao vendedor ou ao comprador sobre o prêmio ou o desconto no qual o negócio foi concluído.

Tendo uma clara apreciação dos principais fatores de valor do negócio, sua capacidade de geração de fluxo de caixa futuro, os riscos associados à geração de fluxos de caixa futuros, a comparabilidade objetiva dos resultados, a estrutura de capital do negócio, o conhecimento sobre a indústria, a liquidez das ações transacionadas e sinergias para o comprador e o vendedor são deveras importante. Isso permitirá que o “Business Valuer” chegue a uma avaliação sensata do valor do negócio que é transacionado e se tornará um ponto de referência objetivo para os negociadores em suas negociações de preços.

Além disso, há muitas outras circunstâncias no negócio moderno porque as avaliações são importante. Estes incluem relatórios financeiros, disputas legais, captação de recursos, propriedade intelectual e determinação do desempenho relativo de uma empresa.

A maioria das equipes de gerenciamento e CEOs são recompensados ​​hoje, avaliando o valor geral que suas decisões estão contribuindo para criar no negócio. As avaliações de negócios podem ajudar a garantir uma medição apropriada de tais incentivos, bem como a sua adequação, principalmente partindo de uma análise imparcial de um “Valuer”. As avaliações de negócios também podem ajudar muito na avaliação do desempenho relativo de uma empresa, bem como os retornos globais contribuem para seus investidores, criando uma política de dividendos adequada, uma estrutura de capital ótima ou gerando um retorno apropriado.

*Artigo Claudia Colodel, Economista e Contadora

A Importância da Avaliação de Empresas (Business Valuation)

EMPRESA CERTIFICADA

O oHub é uma plataforma que conecta empresas a prestadores de serviço, além de oferecer outras informações como as certificações e avaliações de clientes. A P4B é credenciada nessa ferramenta e possui o Selo Ohub de Fornecedor Verificado.

NOSSOS CLIENTES

Rodoil
Vipal
Tecnitubo
Shimtek
NBC Bank
Languiru
Coventya
Artmed
Aperam
Dompel
PSRV
Festa da Uva
Carrer
Cebi
Caltec
Vinhos Canção
Unylaser
UFCSPA
Toniolo
Tok
Tedesco
SBI
Steelmach
Solferti
Fiep
Serra Diesel
Sanofi
Riva
Revestsul
Plásticos Itália
Praia de Belas
Pisani
Piá
PCP
Smurfit Kappa
Nutrire
Buzin
Neogás
Multimóveis
Miotto
Mazzarollo
Marelli
Magnetec
Lovato
Stefanello
Jppa
Ipassp-SM
Ipam
Intermach
Injet
Hotel Continental
Voges
Moda Viva
Delga
Grande Loja RS
Fundifar
UCS
Nicolini
Foss & Esg
Fagundes
Euro Telhas
Juventude
Weloze
Dália
Dzainer
Cvplast
Codeca
Cinex
CDL
Fabian
Radisson
Blue Tree
Brio
Brasil Botões
Brquim
Brmalls
BL Cobranças
Bento Concretos
Bela Vista
Asprofargs
Arke
Agdesign
Alternativa
Agro
Zeyana
Zen
Taurus