(54) 3215.4195

BLOG

Para que serve a Avaliação Patrimonial de uma Empresa?

17 Janeiro - 2018

A avaliação patrimonial dos ativos de uma empresa é um procedimento técnico de mensuração de valor do bem através de uma metodologia definida pelas normas técnicas da ABNT, IBAPE e INMETRO.

Devido à complexidade técnica, esse trabalho é geralmente realizado por empresas especializadas que possuem uma equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros, economistas, contadores, entre outros profissionais.

O laudo de avaliação patrimonial é um documento resultado de um estudo técnico que propicia sustentação para diversas operações, entre elas podemos citar:

Comercial (venda/compra/locação): Esta costuma ser a finalidade mais comum, principalmente quando se pensa na venda/compra de imóveis (terrenos e edificações). Entretanto, também é comum a avaliação de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves envolvidos em transações comerciais.

Fusões, cisão e incorporações: Semelhante ao laudo de venda, esta avaliação é imprescindível para o empresário saber o valor real dos ativos de sua empresa antes da realização de uma operação como essas. Muitas vezes o valor contábil do bem registrado no balanço patrimonial não reflete o real valor de mercado do bem.

Garantia para financiamentos: Nesse caso o laudo de avaliação patrimonial dará suporte para a operação de financiamento comprovando para instituição bancária o valor real dos bens oferecidos em garantia.

Seguro: O laudo para seguro tem a finalidade de dar suporte para a empresa na contratação do seguro adequado, evitando que se pague uma quantia acima do necessário devido a contratação de um valor superestimado dos bens.

Econômica: A avaliação econômica, ou Valuation, visa avaliar qual o valor do negócio, o valor comercial da empresa. Nessa avaliação, através da metodologia de fluxo de caixa descontado é possível mensurar tanto os bens tangíveis quanto intangíveis.

Contábil: A avaliação patrimonial para fins contábeis tem como objetivo fornecer um laudo de avaliação que dê suporte à legislação Lei 11.638/07 e pronunciamentos técnicos CPC01, CPC27, ICPC10 entre outros (determinação da vida útil econômica do bem, valor residual e teste de impairment). É extremamente importante que todas as empresas se adequem às normas contábeis internacionais, pois além do benefício gerencial, existe cada vez mais a tendência da exigência dos documentos no novo formato, seja para fins de participação de licitações quanto para operações bancárias.

Além dessas finalidades, a avaliação patrimonial pode ser utilizadas para várias outras coisas, como para a avaliação dos ativos biológicos, voltada para as empresas do agronegócio e também a contratos de concessão (Concessão de Rodovias, Concessão de Ferrovias, Indústria de Energia.), etc.

Vale ressaltar também que dependendo da finalidade do laudo e do bem objeto de estudo, a metodologia de avaliação varia para cada situação, assim como os profissionais que irão compor a equipe técnica de avaliação. Para não ter erros, é importante buscar uma empresa experiente e que transmita a credibilidade necessária.

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/para-que-serve-a-avaliacao-patrimonial-de-uma-empresa/78438/

Para que serve a Avaliação Patrimonial de uma Empresa?

EMPRESA CERTIFICADA

O oHub é uma plataforma que conecta empresas a prestadores de serviço, além de oferecer outras informações como as certificações e avaliações de clientes. A P4B é credenciada nessa ferramenta e possui o Selo Ohub de Fornecedor Verificado.

NOSSOS CLIENTES

Rodoil
Vipal
Tecnitubo
Shimtek
NBC Bank
Languiru
Coventya
Artmed
Aperam
Dompel
PSRV
Festa da Uva
Carrer
Cebi
Caltec
Vinhos Canção
Unylaser
UFCSPA
Toniolo
Tok
Tedesco
SBI
Steelmach
Solferti
Fiep
Serra Diesel
Sanofi
Riva
Revestsul
Plásticos Itália
Praia de Belas
Pisani
Piá
PCP
Smurfit Kappa
Nutrire
Buzin
Neogás
Multimóveis
Miotto
Mazzarollo
Marelli
Magnetec
Lovato
Stefanello
Jppa
Ipassp-SM
Ipam
Intermach
Injet
Hotel Continental
Voges
Moda Viva
Delga
Grande Loja RS
Fundifar
UCS
Nicolini
Foss & Esg
Fagundes
Euro Telhas
Juventude
Weloze
Dália
Dzainer
Cvplast
Codeca
Cinex
CDL
Fabian
Radisson
Blue Tree
Brio
Brasil Botões
Brquim
Brmalls
BL Cobranças
Bento Concretos
Bela Vista
Asprofargs
Arke
Agdesign
Alternativa
Agro
Zeyana
Zen
Taurus